O governo federal enviou nesta terça-feira (15) ao Congresso Nacional a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2026, data limite para apresentação do texto. Entre os principais pontos do documento, está a previsão de aumento de R$ 109 no salário mínimo, que pode alcançar R$ 1.627 em 2026.
O valor ainda poderá ser ajustado durante a tramitação do projeto, considerando que o reajuste do salário mínimo segue a política de valorização, que garante aumento real — acima da inflação — com base no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores. No caso de 2026, o cálculo será baseado no PIB de 2025.
Além da previsão para o salário mínimo, o texto da LDO também traz como destaque a meta fiscal para o ano: um superávit primário de 0,25% do PIB. A informação já havia sido antecipada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na semana passada.
A LDO é uma das principais peças do planejamento orçamentário do governo federal, estabelecendo metas, prioridades e parâmetros para a elaboração do orçamento do ano seguinte.