Na sessão ordinária desta terça-feira, 22 de abril, a Câmara de Vereadores de Barra de São Francisco manifestou repúdio a algumas atitudes da Guarda Municipal, principalmente em relação à aplicação de multas que, segundo os parlamentares, estão sendo feitas sem o devido bom senso.
Um dos pontos mais criticados foram as multas aplicadas a veículos estacionados nas proximidades do Hospital Dr. Alceu Melgaço Filho. “As pessoas não vão ao hospital para passear, se vão é por necessidade. Eles precisam usar o bom senso”, destacou um dos vereadores durante o uso da tribuna.
Os parlamentares também relataram que têm recebido queixas da população sobre multas por não uso do cinto de segurança dentro do município — algo que, segundo eles, não era fiscalizado com tanto rigor anteriormente.
Além das críticas às autuações, alguns vereadores ressaltaram que a Guarda Municipal ainda enfrenta limitações operacionais, como a falta de coletes balísticos e armamento. “Tudo ainda é muito novo, a guarda precisa de estrutura e também de orientação para atuar com equilíbrio”, comentou outro vereador.
A Câmara defende que o Executivo promova diálogo com os agentes da Guarda Municipal, para que as ações de fiscalização sejam feitas com responsabilidade, sensatez e empatia com os cidadãos francisquenses.